Vai viajar e tem vontade de levar seu amigo peludo com você, mas não sabe como? A Vet em Domicílio te ajuda nessa parada com 7 Dicas para viajar de carro com seu pet.
Mas antes de sair pra viajar e colocar seu pet no carro, é preciso ter em mente que viajar com um cachorro, apesar de todos os benefícios, também requer atenção especial e um planejamento maior, já que não são todos os hotéis ou estabelecimentos que aceitam animais.
Leia o post e confira dicas valiosas para tornar a sua viagem com seu pet inesquecível.
Pré-requisitos
Antes de pensar em viajar com seu animal, certifique-se que ele esteja saudável e que todas as vacinas e vermifugações estejam em dia. Pesquise sobre o local de destino e veja se há necessidade de algum tratamento prévio necessário, como é o caso do litoral, onde recomenda-se por exemplo, profilaxia contra a dirofilariose (o verme do coração). Consulte sempre um veterinário e veja com ele quais são as medidas de saúde necessárias para viajar com segurança.
Ele nunca viajou antes
É a primeira vez que leva seu pet com você? Então o melhor que tem a fazer é começar por trajetos mais curtos. Dê preferência por passeios dentro da sua cidade mesmo, para que ele se acostume a andar de carro e estar em locais diferentes. Com o tempo, você vai perceber que seu animalzinho vai estar mais acostumado, e então poderá planejar viagens mais longas.
Planeje a viagem
Antes de escolher um hotel, uma parada para comer durante o trajeto ou mesmo um destino, certifique-se que estes lugares aceitam animais. Além do mais, hoje em dia o número de estabelecimentos pet friendly cresceu bastante e encontrar uma boa opção não é tão difícil. O importante é que a viagem seja proveitosa pra você e também para o seu pet!
Arrumando as malas
Quando partimos pra uma viagem, colocamos na mala tudo que precisaremos e também aquilo que podemos precisar eventualmente. Com os animais não é diferente! Antes de sair de casa, faça um checklist e confira se tudo que ele precisa está a mão. Não se esqueça dos potes de ração e água, da ração, de toalhas, shampoo e secador, brinquedos, roupinhas, enfim, tudo que ele usa no dia a dia. Caso seu animal use algum medicamento, não se esqueça de levar a quantidade correta. Também consulte um veterinário e explique a situação, para que ele possa te indicar medicamentos caso seu animal fique enjoado ou tenha alguma alergia.
Tornando a viagem confortável
É claro que permanecer horas dentro de um carro pode não ser a melhor experiência do mundo. Se muitas vezes é chato para nós, imagine para nossos cães, que nem sempre entendem o que está acontecendo. O importante nessas horas é tentar minimizar o desconforto. Cubra seu banco com capas protetoras, pois assim a limpeza do carro fica muito mais tranquila. Se seu animalzinho vomitar, sujar as patas ou soltar pelos, é só tirar a capa e lavar, preservando o carro.
No Brasil, é proibido viajar com animais em caçambas, soltos em bagageiros, no banco da frente do passageiro ou no colo do motorista. O indicado é utilizar caixas de transporte, ou deixar os animais no banco detrás, presos ao cinto de segurança através de adaptadores especiais, que podem ser encontrados em qualquer shopping animal. O ideal é prender o cinto de segurança a um peitoral e não a uma coleira de pescoço, minimizando os danos caso haja um acidente.
Caso a viagem seja longa, planeje algumas paradas, a cada uma ou duas horas, para que seu animal possa esticar as pernas, beber água e fazer as necessidades.
Preste bastante atenção à temperatura do veiculo. Muitos cachorros são bastante sensíveis a temperaturas muito altas e podem passar mal durante a viagem. Para evitar isso, deixe o veículo sempre bastante ventilado e seu animal, sempre hidratado. Nunca, em hipótese nenhuma, saia do veículo e deixe seu animal dentro!
Higiene
Não tem nada mais desagradável do que ir passear e pisar em fezes de cachorro. Assim como você, ninguém gosta. Então para que os animais sejam cada vez mais aceitos nos lugares, ande sempre com uma sacolinha para recolher as necessidades dos seus cães. Com o tempo e atitudes assim, as pessoas vão perceber que dividir o espaço com os animais é algo agradável e você terá mais lugares pet friendly para levar a sua família completa!
Segurança
Perder um animal de estimação pode ser um dos seus maiores pesadelos e quem já passou por isso sabe a angústia e a tristeza que isso acarreta. Para evitar que isso aconteça, tome medidas preventivas, como microchipar o seu animal e sempre deixá-lo com uma plaquinha de identificação na coleira, com seu nome e telefone, aumentando em muito as chances de vocês se reencontrarem.
Bom, pessoal, estas são as dicas da Vet em Domícilio. Se você ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar as suas experiências em viagens com seus animais, não deixe de comentar.
Até a próxima!
Realmente, viajar com meus cães vai ser muito melhor. Obrigada pelas dicas
Ótimas dicas! Viajo com minha cachorra há bastante tempo já… a adaptação foi super tranquila e hoje ela vai pra todo canto comigo